O Livro dos Baltimore

“[Os livros] são as testemunhas da inviolável muralha do nosso espírito, da inexpugnável fortaleza da nossa memória.”

O Livro dos Baltimore é uma obra para os feridos. Sim, é preciso trazer consigo a marca indelével e dolorosa que a vida deixa por debaixo dos tecidos do coração. E se por acaso não estás atualmente ferido, caro leitor, sairás certamente machucado; e que não reclames, pois escolheste levar de própria vontade a bofetada que a vida até hoje te poupara.

Ao repousar os olhos nas primeiras palavras, adentra-se a tragédia, onde os deuses se riem dos planos dos homens. Se nos gregos antigos o Destino tomava o papel do grande agente da dor da vida, aqui o tomam os vícios: o orgulho, a inveja, o ciúme e a paixão dão-se as mãos para tecer, com sua ciranda maligna, o caminho tortuoso que tem por fim o precipício.

Porém, em meio à espessa poeira levantada pelas insuportáveis injustiças, descasos e traições, desponta, ainda que timidamente, a luz do amor e da justiça, do perdão e da misericórdia. Para onde mais se iria? O que mais nos curaria de nossas grandes transgressões, de nossa insuportável soberba? Pois se há algo que nos ensina este romance, é isto: todos os caminhos que não são o amor e o perdão levam ao caos e à perdição; toda pretensa magnitude que deles se afasta não passa de ilusão enganadora e passageira, veneno que se oferece em disfarce de glória.

Joël Dicker nos põe em contato com o sem-tamanho da vida, com a dimensão religiosa da existência. Sua obra é um louvor à memória que se recria e confere um sentido maior às dores inúmeras, sejam as colhidas de erros culpáveis, sejam as advindas das vicissitudes inevitáveis do próprio caminho dos homens. É um canto à resistência dos que trazem a luz dentro de si e não a deixam extinguir-se a despeito da dureza que é existir.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s